SOBRE O A-TEVÊ
Desde 2000 com olhar nos produtos ficcionais
Desenvolve estudos sobre os processos de gestão, produção, criação e recepção da ficção seriada para televisão e internet, de filmes, HQs, romances, fanfics. Análise dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos de séries e filmes com ênfase na intertextualidade e na transmidiação. Abordagem comparativa do exame da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva seriada, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos.
Atualmente, aprimoramos os métodos de análise dos regimes de serialidade em uma perspectiva comparativa que articule a autoria dos profissionais criadores, a gestão criativa das empresas produtoras e distribuidoras. Vamos examinar séries ficcionais brasileiras (telenovelas e outros formatos seriados), os romances seriados juvenis e as fanfictions seriadas autorais.
COORDENAÇÃO
Maria Carmem Jacob
Docente titular da Faculdade de Comunicação e Docente permanente da Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Análise da teleficção A-tevê. Pesquisadora associada ao OBITEL BRASIL Rede de pesquisadores da Ficção Televisiva. Publicou artigos, capítulos de livros, livros e organizou coletâneas, dando destaque para: Telenovela e representação social. Benedito Ruy Barbosa e a representação do popular na telenovela (epapers, 2004); a coletânea Narrativas seriadas: ficções televisivas, games e transmídia (Coletânea organizada com Lynn Alves, 2021, Edufba) e o livro autoral com Tcharly Briglia, O ofício do autor-roteirista de telenovelas da TV Globo no cenário midiático digital (Insular, 2022). Coordena, desde 2014, a atividade de extensão ESTAÇÃO DO DRAMA: formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet (Facom/ Poscom/UFBA), que tem como objetivo ampliar os espaços de formação de roteiristas e promover intercâmbio entre roteiristas, pesquisadores acadêmicos e profissionais do audiovisual na Bahia para estimular caminhos que atendam aos desafios colocados pelo ofício do roteiristas e demais dimensões do mercado audiovisual brasileiro e baiano. Participantes do grupo de pesquisa A-tevê atuam na gestão da Estação do Drama e como tutores roteiristas e professores de cursos e Labséries. Planejou e executou a linha de ação da Estação do Drama dedicada ao desenvolvimento de projetos e roteiros de pilotos de series denominada USINA DO DRAMA: Projeto de Formação de Roteiristas para Desenvolvimento de Séries para Televisão e internet. Primeira edição em 2017 (edital Setorial do Audiovisual 2016 do FCBA, processo:0800160034862) e segunda edição em 2020 (edital Setorial do Audiovisual 2019 do FCBA, processo 022.2261.2019.003314-33). Ambas financiadas pela SECULT e SEFAZ.
PESQUISADORES
Amanda Azevedo
[doutoranda]
TESE: As relações entre autoria e estilo no modo de produção acessível da série Crisálida
Victor Ramos
[doutorando]
TESE: Vivência negra encenada: relação de autoria e ampliação da presença de profissionais negros em narrativas seriadas na Rede Globo
Bárbara Souza
[doutoranda]
TESE: []