PESQUISADORES
e pesquisas desenvolvidas
O grupo integra a Linha de Pesquisa Mediatização e Indústrias de Mídia, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.
- momento 1 -
Na composição dos integrantes do grupo de pesquisa, as expertises de cada um deles geram focos de referências bibliográficas e avaliações continuadas dos debates sobre as dimensões específicas dos problemas comuns de pesquisa. Esta diversidade é articulada por meio de protocolos de pesquisa comuns que se orientam pela exigência de formulação de um método que privilegia a historicidade das práticas dos agentes e evita o falso dilema da separação das análises internas e externas dos produtos culturais e artísticos midiáticos.
Metodologias de análise da autoria compartilhada, da poética dos produtos culturais e do estilo dos autores e das obras
Conhecer, avaliar, aplicar e recriar metodologias de análise que permitissem identificar e avaliar os estilos dos profissionais reconhecidos como autores no processo coletivo de criação e produção das obras expressivas, examinadas no Grupo de Pesquisa A-Tevê (telenovelas e outras séries brasileiras e estadunidenses, comics estadunidenses, filmes ficcionais de autor, filmes e séries publicitárias, curtas da periferia, séries ficcionais televisivas de animação).
[2010] [M] DANILO SCALDAFERRI
Os processos criativos e estilísticos dos roteiristas e diretores da série Cidade do
Homens
[2012] [D] FERNANDO CARRASCO
A construção da personagem Giuseppe Garibaldi na minissérie "A casa das sete mulheres"
[2012] [D] KYLDES VICENTE
A adaptação do romance "Os Maias" de Eça de Queirós para a minissérie "Os Maias"
[2014] [D] DANILO SCALDAFERRI
A posição autoral compartilhada na equipe de criadores dos ofícios do diretor de fotografia e do montador Adriano Goldman em "Palace II", "Cidade de Deus", "Cidade dos Homens" (série e filme)
Metodologias de análise da autoria compartilhada, da poética dos produtos culturais e do estilo dos autores e das obras
As telenovelas brasileiras produzidas pela Rede Globo, foram examinadas na perspectiva autoral e estilística dos autores-roteiristas na parceria criativa e compartilhada com diretores gerais e diretores de núcleo.
[2012] [M] AMANDA AOUAD
Examinou a construção da narrativa policial nas telenovelas de Gilberto Braga para compreender as estratégias empregadas por Braga e Alcides Nogueira e sua equipe para compor o enredamento policial em A Força do Desejo
[2012] [M] LARISSA PAIM
Apresentou as estratégias que Aguinaldo Silva empregou na construção da vilania em suas personagens, no exame da poética da construção de uma das personagens mais emblemáticas, Nazaré Tedesco, em Senhora do Destino
[2013] [M] JULIANA GOMES
Demonstra as estratégias empregadas por Glória Perez para representar o outro nas narrativas de viagens e nas representações dos migrantes em Caminho das Índias.
[2021] [M] TCHARLY BRIGLIA
Investigou no mestrado os desafios estilísticos dos roteiristas desafiados pela ambiência digital, Rosane Svartman, Gloria Perez e Walcyr Carrasco.
Metodologias de análise da autoria compartilhada, da poética dos produtos culturais e do estilo dos autores e das obras
As representações sociais nas telenovelas também têm sido
abordadas.
[2012] [D] DANIELE VALOIS
Examinou a representação do nordeste na telenovela Velho Chico (Rede Globo, 21 horas, 2016) construída por Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Marcos Barbosa, sob a direção artística e geral de Luiz Fernando Carvalho.
[em andamento] [D] BÁRBARA VIEIRA
Investiga no doutorado as representações da juventude em Malhação Viva a diferença (2018) criadas pela equipe criativa liderada por Cao Hamburger.
[em andamento] [D] HANNA NOLASCO
Examina no doutorado a poética das telenovelas musicais brasileiras.
Metodologias de análise da autoria compartilhada, da poética dos produtos culturais e do estilo dos autores e das obras
Os métodos de análise da poética da ficção fílmica e seriada para televisão e
internet foram aprimorados. Os resultados das pesquisas indicadas mostraram a riqueza da narratologia que examina os mundos ficcionais e as contribuições de David Bordwell e Michael Baxandall para os métodos de análise da poética. Abordagens que se converteram em recursos essenciais para a análise estilística dos produtos e criadores autores.
[2015] [D] TATIANA ANEAS
Sobre estilo e autoria de filmes publicitários brasileiros
[2016] [D] EMÍLIA VALENTE
Sobre o efeito Choque em Lars Von Trie
[2018] [D] CRISTIANO CANGUÇU
Sobre os modos de exposição narrativa na ficção científica
[2019] [D] JOÃO ARAÚJO
Sobre mundos ficcionais realistas em The Wire
[2019] [D] JOÃO TEIXEIRA
Sobre o universo em rede da Marvel
[2020] [D] MARCELO LIMA
Sobre o mundo ficcional de Steven Universo
[2019] [M] GENILSON ALVES
Examinou as marcas autorais de Shonda Rimes em Grey’s Anatomy.
[2024] [M] SOFIA FREDERICO
Examina as marcas autorais e estilísticas dos diretores que também são roteiristas titulares de séries brasileiras televisivas.
- momento 2 -
Os resultados de nossas pesquisas demonstram que a questão da autoria de produtos e criadores se articula com as estratégias de ação das empresas envolvidas nos vários momentos da cadeia produtiva e das instâncias de consumo. O intuito de aprofundar esses aspectos gerou a aproximação com os debates sobre as industrias culturais e criativas, em particular, sobre a televisão e as plataformas de streaming, na constante interface crítica com os aportes de Bourdieu e a noção de campo.
Como decorrência recorremos às perspectivas analíticas dos estudos sobre a economia e as indústrias criativas do audiovisual sob a consultoria do Prof. Dr. Fábio Ferreira. Frutos dessa aproximação podem ser observados na incorporação do conceito de campo das empresas, campos de produção de obras culturais diversas, ou seja, das lógicas e ações empresarias em tensão e disputas nesses campos e os modos como incidem sobre o grau de autonomia dos autores e das escolhas estilísticas nos produtos examinados.
O Grupo de pesquisa foi um celeiro fértil de discussões teórico-metodológicas que permitiram sedimentar e aprumar o conceito de campo de produção cunhado por Bourdieu e os aspectos do estilo e da autoria em uma perspectiva comparativa entre os campos de produção: dos filmes ficcionais e não ficcionais,das séries ficcionais televisivas brasileiras e estadunidenses, dos comics de super heróis, e dos filmes e séries publicitárias
O campo das empresas (gestão de marcas, dinâmicas de produção, circulação e consumo, projetos transmídia) e a questão da autoria, dos processos criativos e das práticas de consumo de produtos ficcionais midiáticos (séries, filmes, romances, fanfics).
Produtos seriados de longa e curta duração caracterizados pelo alto grau de continuidade narrativa foram cada vez mais associados aos projetos transmídia das empresas e às ações dos fãs. Examinamos casos particulares de empresas que instituíram projetos transmídia e franquias em suas cartelas de negócios
[2010] [M] THAIANE MACHADO
Um insumo significativo para os debates sobre o tema no Grupo, pois examinou a estratégia de serialidade em Desperate Housewives, aprimorou a comparação entre os modos de produção e criação da ficção seriada televisiva sentimental e familiar de alto grau de continuidade com os modos de produzir e criar as telenovelas brasileiras.
[2018] [D] MAÍRA BIANCHINI
Explora o conceito do campo da produção ficcional seriada no mercado estadunidense para tratar da atuação da Netflix no processo de produção de Arrested Development (2013) através da ideia de que a produção de séries constitui um campo que implica um espaço social de tomadas de posição (tanto criativas quanto gerenciais) pelos principais agentes envolvidos.
[2022] [M] PRISCILA SANTIAGO
Analisou as estratégias e recursos utilizados por autoras de fanfics brasileiras rumo a consagração no campo do mercado editorial, buscando compreender no que consiste o ofício de escritora, o processo de criação de romances seriados e como ficwriters adaptam suas histórias para a publicação profissional.
[2023] [M] KRYSTAL BAQUEIRO
Investigou a editora DarkSide Books analisando as estratégias de comunicação e a trajetória da editora para compreender como os modos de estruturação do campo na ambiência digital impactaram o relacionamento com o fã.
[em andamento] [D] GENILSON ALVES
Busca compreender como a posição do Grupo Globo no campo da ficção seriada incide sobre as relações entre as causas sociais presentes nas estratégias de comunicação institucional da marca “Globo em Movimento” e o tratamento dado a essas causas sociais nas telenovelas pós-2014.
[em andamento] [D] THAIANE MACHADO
Pretende identificar os elementos e modos de comportamento que envolvem as escolhas de consumo das telenovelas do Grupo Globo, após o ano de 2010, quando a digitalização passou a ser um processo social em diversas esferas, inclusive no consumo de telenovela.
O campo das empresas (gestão de marcas, dinâmicas de produção, circulação e consumo, projetos transmídia) e a questão da autoria, dos processos criativos e das práticas de consumo de produtos ficcionais midiáticos (séries, filmes, romances, fanfics).
Produtos seriados de longa e curta duração caracterizados pelo alto grau de continuidade narrativa foram cada vez mais associados aos projetos transmídia das empresas e às ações dos fãs. Examinamos casos particulares de empresas que instituíram projetos transmídia e franquias em suas cartelas de negócios
[2013] [M] RODRIGO LESSA
AnalisOU o universo transmídia de True Blood, compreendido como um mundo ficcional multiplataforma composto por várias peças distribuídas em mídias distintas, tendo o seriado televisivo True Blood como sua narrativa central.
[2014] [M] RENATA CERQUEIRA
Se dedicou aos sítios na internet das telenovelas da Rede Globo
[2017] [D] RODRIGO LESSA
Explorou o projeto da HBO associado à série televisiva True Blood