USINA DO DRAMA
Um projeto de formação de roteiristas para desenvolvimento de séries televisivas ficcionais em live action e de animação, promovido pela Estação do Drama. O intuito é formar roteiristas de ficção seriada capazes de preparar Projetos para editais de fomento e outras oportunidades de negócios. Além disso, identificamos talentos criativos, formar roteiristas de séries, orientar a formulação de projetos e pilotos de séries televisivas de qualidade e condizentes com o mercado baiano, regional e nacional, e fortalecer o relacionamento de roteiristas com produtoras independentes de conteúdo audiovisual locais e regionais.
Novos Roteiristas do Audiovisual
A Usina do Drama é voltado para aqueles que desejam atuar profissionalmente como roteirista no mercado audiovisual brasileiro. A nossa proposta pedagógica é orientada a partir de workshops e ações de tutoria que equilibram teoria e prática da escrita. Acreditamos que, ao final do processo, os autores roteiristas do Usina do Drama estarão aptos a participarem como colaboradores em produtoras audiovisuais, atuando como roteiristas em projetos de séries de televisão ou ainda poderão empreender projetos próprios voltados aos editais de fomento, favorecendo a participação em futuros negócios.
Em diálogo com a atual legislação em vigor para o mercado audiovisual nacional e também atento às demandas de produtoras audiovisuais parceiras, o nosso projeto busca encontrar e formar talentos criativos que atuem ou desejam atuar no mercado de produção audiovisual para televisão brasileira. Buscamos construir um espaço de referência para que o autor roteirista, iniciante ou profissional, obtenha uma imersão prática, tanto em relação à formação de roteirista, quanto no que se refere à criação e ao desenvolvimento de séries de sua autoria.
Edição 2017: primeira edição
O projeto Usina do Drama teve a sua primeira edição em 2017 e contou com mais de 140 projetos inscritos no edital de abertura. Foi uma jornada de grande aprendizado, para nós, idealizadores do projetos e para os 50 projetos que foram selecionados e participaram de todo o processo de formação de roteiristas. Entre as 50 propostas selecionadas, tivemos 30 pré-projetos de ficção live action, 10 de animação e 10 documentais.
Participaram roteiristas iniciantes e roteiristas já atuantes no mercado que aproveitaram a ocasião para desenvolverem seus projetos pessoais ou das produtoras onde atuavam. Esse amplo espectro do público atingido permitiu formar, aperfeiçoar e qualificar o processo de criação e de escrita de projetos de séries condizentes com as exigências dos editais de fomento, assim como, apoiar os roteiristas para se inserirem no mercado da produção de séries para televisão.
Chegamos ao final do primeiro ciclo com 45 projetos considerados em uma análise criteriosa por, pelo menos, dois pareceristas cada. Os projetos resultantes do Primeiro Ciclo foram muito bem avaliados, não havendo nenhuma reprovação. Já no Ciclo 2, contudo, um grupo menor de alunos foi selecionado baseado no mérito de seus projetos. Ao final, apenas 5 proponentes participaram do Ciclo III – Redação final e da sessão de pitching para defesa e avaliação dos seus projetos em evento público com a participação de quatro produtoras de audiovisual atuantes na Bahia, especialmente convidadas para a ocasião: Origem Produtora de Conteúdo, Mandacaru Filmes, Griot Filmes e Têmdendê Produções.
O programa de formação USINA DO DRAMA 2017 encerrou suas atividades com os seguintes produtos finais: formação de 50 roteiristas de séries; apoio na formulação de 45 projetos de séries; desenvolvimento de 16 projetos de séries, com a elaboração do roteiro do piloto de cada uma delas; e aprimoramento de 5 projetos e roteiros de pilotos de série, submetido a banca avaliadora de 5 produtores/criadores consagrados no mercado baiano.
Edição 2020: totalmente online
Após a primeira edição do Usina do Drama, realizada em 2017, retomamos as atividades que visam formar roteiristas e os seus projetos de séries de animação ou live action, com foco em exibição para televisão, streaming, VOD e OTT. O projeto acontece durante todo o ano de 2020, com ciclos de worshops, núcleos de criação, labséries e tutorias para os candidatos selecionados, após submissão dos seus projetos via edital.
A Usina do Drama 2020 teve projetos selecionados nos Núcleos de Criação composto por 1 grupo de 7 participantes para a linha de ação animação, 3 grupos de 7 participantes para a linha de ficção live action. Os Núcleos foram divididos em duas fases, com entregas do projeto da série. Ofertamos 5 cursos que foram articulados aos Núcleos de Criação com o intuito de enriquecer o processo criativo. Atividades podiam ser realizadas pelos autores do projetos selecionado e matriculados no projetos, mas também serão abertas ao público. Os cursos foram voltados para roteiristas, produtores, diretores de produtos audiovisuais, estudantes de comunicação, profissionais da comunicação, dentre outras, com nível básico a intermediário sobre os temas.
Além dos cursos, ofertamos LabSéries, uma novidade nessa edição de 2020. Foram 10 sessões, de 3h de duração cada, com expositivas e exercícios de análise crítica de produtos seriados audiovisuais, em formato de laboratório de estudos. O LabSéries ainda contou com a exibição de episódios-piloto e outros segmentos audiovisuais significativos para as obras analisadas, com a análise fundamentada em referencial teórico-metodológico, conduzida pelo professor especialista responsável por cada sessão. Foram exploradas as estratégias de composição das séries, em termos de linguagem audiovisual, estrutura narrativa, estilo e autoria, e os contextos históricos e mercadológicos de produção, distribuição, circulação e de dinâmicas de consumo em torno das obras que tendem a propiciar ações transmídia.
O Projeto USINA DO DRAMA 20 formou, dos 28 participantes selecionados, 26 roteiristas por meio de núcleos criativos conduzidos por tutores roteiristas. Foram 4 turmas com 7 participantes em cada uma delas, perfazendo total de 256 horas-aula. Como resultado, além da formação dos roteiristas selecionados, foi elaborado 26 projetos de séries originais aptos para participarem de editais de fomento, com 25 deles acompanhados pelo roteiro do piloto (5 de animação e 20 live action).
Desdobramentos do Usina do Drama
Roteiristas formados nesta edição também se consagraram em eventos diversos do audiovisual seriado de repercussão nacional (Frapa, Rota, entre outros). Dentre os resultados, tivemos projetos que foram viabilizados e exibidos, além de prêmios recebidos. Vamos citar apenas os casos mais emblemáticos:
-
Silvana Moura - Agbara Dudu: Visionários Negros. Projeto produzido e veiculado no Canal Futura.
-
Rogério Cathalá e Eva Freira - Inimigo Interno. Prêmio de Melhor roteiro de piloto de série no Frapa 2020
-
Amós Heber - Alma Faminta. Finalista na categoria ficção do NETLABTV 2018
-
Leandro Souza dos Santos - Cheios de Glória. Primeiro lugar no pitching do Rota Festival 2022
-
Maira Cristina Ferreira da Silva – Amapô. Vencedora do Cabíria - melhor roteiro de piloto de série 2022. Terceiro lugar no pitching do Rota Festival 2022. Finalista do prêmio Guiões. Primeiro lugar no Frapa 2023, melhor roteiro de piloto de série.
-
Ana do Carmo - Romã. Finalista no Frapa 2020.
-
Igor Correia - O Filho do Pastor. Finalista no Frapa 2021.